segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A justiça de Deus na vida do cristão

Se desejamos conhecer o caráter verdadeiro de uma pessoa, devemos lhe observar, cuidadosamente



Este é um dos pontos mais controvertidos na vida cristã, não porque Deus Se mantenha omisso em relação às injustiças promovidas contra o Seu povo, por parte dos não-cristãos ou dos próprios cristãos, absolutamente.

A verdade é que quando o cristão se vê injustiçado, se ele não tem o caráter de Cristo, então, logo procura, pelos seus próprios meios ou recursos, tomar atitudes concernentes ao seu próprio caráter, isto é, defendendo-se "com unhas e dentes", observando sua própria justiça, ou, pior ainda, pagando a injustiça com a injustiça. Ora, o Senhor Jesus nos ensinou:
"Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas." Mateus 5.39-41

E o que significa isto, senão que devemos compreender as injustiças, uma vez que é nelas, e por meio delas, que sofremos e somos provados? Se desejamos conhecer o caráter verdadeiro de uma pessoa, devemos lhe observar, cuidadosamente, nos momentos de provação. O rei Davi disse:
"Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade." Salmos 141.5

Se quisermos ter um caráter de acordo com o de Davi, "o homem segundo o coração de Deus", então aprendamos esta lição: a nossa causa esteve, está e sempre estará diante dos olhos do Deus Justo.

Se alguém cometer alguma injustiça conosco, por mais cruel que ela seja, devemos confiar no nosso Justo Juiz, que mais cedo ou mais tarde fará com que a injustiça cometida contra nós se torne em justiça, e esta dará a vez ao gozo e à alegria de termos passado na provação.

Portanto, jamais devemos nos defender com nossas próprias forças mediante qualquer ofensa; pelo contrário, devemos nos humilhar, confiando que o Justo Juiz defenderá a nossa causa e nos dará a vitória.

Se procurarmos nos defender, não só estaremos deixando de lado o nosso Justo Juiz, mas também incorreremos no grande erro de manifestar o velho homem, corrupto e destinado ao fracasso total na vida cristã.

Para o homem natural, é impossível ceder às injustiças cometidas contra ele, e até existem aqueles que afirmam categoricamente: "Pelos meus direitos eu vou até as últimas consequências."
É por isso mesmo que os cemitérios estão cheios! Quantos perderam suas vidas defendendo os seus direitos? O Senhor Jesus disse: "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus." (Mateus 5.20)

Ora, não é a nossa justiça a própria justiça de Deus? Não é o caráter divino que tem de fluir através de nós? Não somos o bom perfume de Cristo (2 Coríntios 2.15)? A luz do mundo (Mateus 5.14)? O sal da terra (Mateus 5.13)?

Então, como poderemos nos permitir perder a chance de exceder em muito a justiça que vem do Senhor diante dos escribas e fariseus? Sabemos de muitos cristãos, e até ministros de Deus, cujas vidas jamais podem expressar o caráter do Senhor Jesus Cristo.
Isto porque jamais admitem perder, e não podendo agredir fisicamente quem os ofendeu, então o fazem com a língua; não podendo fazer pessoalmente, fazem pelas costas, criando assim animosidade na própria igreja. Para estes está escrito:
"Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." Mateus 5.22

Finalmente, aprendamos que "...a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Romanos 1.17), e "todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma." (Hebreus 10.38)

Trecho do livro "O caráter de Deus", do bispo Edir Macedo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar - Domingo dia 02.06.2013 às 9:30 horas

Clique na figura abaixo e veja em tempo real o Relógio Mundial

Indicação de livros

  • A excelência da sabedoria (autor Bispo Macedo)
  • A voz da Fé (autor Bispo Macedo)
  • Casamento blindado (autor Bispo Renato Cardoso)
  • Casamento: da Sobrevivência ao Sucesso (autor Charles R. Swindoll)
  • Como Fazer a Obra de Deus (autor Bispo Macedo)
  • Como mudar o que mais irrita no seu casamento (autora Gary Chapman)
  • Crentes Possessos (autor David Higginbotham)
  • Finas Jóias (autora Ester Bezerra)
  • Melhor do que comprar sapatos (autora Cristiane Cardoso)
  • Mulher V (autora Cristiane Cardoso)
  • Nada a perder (autor Bispo Macedo)
  • Nos Passos de Jesus (autor Bispo Macedo)
  • O Discípulo do Espírito Santo (autor Bispo Macedo)
  • O Espírito Santo (autor Bispo Macedo)
  • O Perfeito Sacrifício (autor Bispo Macedo)
  • O Perfil da Mulher de Deus (autor Bispo Macedo)
  • O Perfil do Homem de Deus (autor Bispo Macedo)
  • O Poder Sobrenatural da Fé (autor Bispo Macedo)
  • Orixás, Caboclos e Guias - deuses ou demônios? (autor Bispo Macedo)
  • Seminário do Espírito Santo (autor Bispo Macedo)
  • Sexo com o Diabo (autora Maria de Fátima Carvalho)
  • Somos todos filhos de Deus? (autor Bispo Macedo)

Adquira agora

Postagens populares